Técnicas gerais de semeadura
Familiarizar com técnicas gerais de semeadura em meios de cultura do laboratório de microbiologia.
Familiarizar com uso do bico de Bunsen, estufa e incubadora.
Entender os valores de trabalhar em um laboratório, com responsabilidade e disciplina, elaborando e entregando com a qualidade requerida e a pontualidade devida o relatório final dos trabalhos.
Introdução
Técnicas assépticas
As chamadas "técnicas assépticas" são técnicas que esterilizam, separam, ajudam no cultivo das colônias e na identificação de. Elas tem o intuito de manter o ambiente intacto, o mais puro possível para analise do microrganismos sem contaminações : presentes no meio (ar, água, mãos, roupas, etc.).
Zona de esterilidade
As manipulações devem ser feitas dentro de um ambiente limpo ausente de formas de contagio. Um dos métodos mais comuns é o manuseio por trás da chama do bico de gás, de forma a garantir uma zona de esterilidade. É nesta zona estéril, que os materiais utilizados com a manipulação das colônias devem ser utilizados para que não haja um contagio do meio. Muito importante também são os matérias de proteção que os engenheiros usam para evitar que o próprio contamine os as colônias.
Flambagem
Alças de platina
Tanto a alça quanto o fio de platina são equipamentos metálicos que devem ser flambados para garantir que os mesmos não contaminem os meios. Devem ser aquecidos ate atingirem a cor avermelhada. Servem também para com um engenheiro habilidoso retirar meios da cultura que não serão utilizados/estudados, caso haja contagio de diferentes meios.
Placas de Petri
No geral todo material utilizado deve ser manuseado perto do Bico de Bunsen para que não haja o contagio externo. Usando uma técnica com as mãos segura se a placa de Petri perto de fogo enquanto se insere ou semeia o meio Após a retirada do material com alça ou pipetas, colocar a tampa. Descartar matérias utilizado emoutros meios.
Esterilização de materiais
Autoclave
A autoclave é um equipamento