Tecnica de semeadura
Objetivo - Obter o crescimento do microrganismo no meio de cultura afim de:
⇒ Estocar a bactéria;
⇒ Estudar seu metabolismo em uma prova “bioquímica”;
⇒ Avaliar sua capacidade de crescimento ou não no meio de cultura;
Procedimento – Será utilizado um tubo com Agar Nutriente Inclinado. Assepticamente, semear o microrganismo com auxílio de alça ou agulha de níquel cromo, fazendo estrias na superfície (ápice) do meio.
2- TÉCNICA DE SEMEADURA EM PICADA
Objetivo - Verificar a motilidade do microorganismo no Agar Semi-Sólido.
Procedimento - Semear o microrganismo com auxílio de uma agulha de níquel cromo, fazendo uma picada no centro do meio de cultura penetrando até a metade da sua altura. Após o período de incubação interpretar o resultado:
⇒ Bactéria móvel: crescimento por todo meio de cultura.
⇒ Bactéria imóvel: crescimento somente no local da picada.
3- TÉCNICA DE SEMEADURA EM ESGOTAMENTO
Objetivo - Obter colônias isoladas, o que permite distinguir os diferentes microrganismos em um material ou cultura microbiana através da sua morfologia colonial.
Procedimento - Semear o material ou a cultura microbiana com auxílio de uma alça de níquel cromo, fazendo seqüências de estrias na superfície do meio de cultura da placa de Petri (Esgotamento Inicial). Fazer seqüências de estrias de modo a obter o esgotamento do inoculo da alça (estrias do bordo para o centro da placa) e consequentemente permitir que os microrganismos se desenvolvam formando colônias isoladas. A flambagem da alça entre cada seqüência de estrias aumenta a probabilidade de obtenção de colônias isoladas.
MORFOLOGIA