Técnicas de semeadura
FAMAM - FACULDADE MARIA MILZA
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
ANA PAULA SACRAMENTO RAFAELLA COSTA
RELATÓRIO
GOVERNADOR MANGABEIRA
2012
ANA PAULA SACRAMENTO
RAFAELLA COSTA
RELATÓRIO:
TÉCNICAS DE SEMEADURA
Relatório apresentado na Faculdade Maria Milza, no curso de Bacharelado em Enfermagem na disciplina de Microbiologia, como requisito parcial de avaliação referente ao 3º semestre.
ORIENTADORA ESPECÍFICA: Profª Karoline Greice Viana Cardoso
GOVERNADOR MANGABEIRA
2012
INTRODUÇÃO
As técnicas de semeadura permitem que o cultivo destes microrganismos nos meios de cultura. A escolha da técnica para o cultivo de microrganismos varia de acordo com o tipo de meio de cultura e a finalidade do cultivo. O estudo das bactérias necessita normalmente do seu prévio isolamento e identificação. Para tanto diversos meios de cultura são utilizados. Define-se meio de cultura como uma mistura de nutrientes, incluindo fontes de carbono, nitrogênio, sais minerais e água, que propiciam o crescimento in vitro de bactérias. A maioria das bactérias cresce em meios de cultura. Exceções são as riquétsias e clamídias que por serem parasitas intracelulares obrigatórios só se desenvolvem in vitro em meios celulares A inoculação das bactérias em diferentes meios envolve várias técnicas de semeadura. Toda a manipulação de culturas bacterianas, meios e instrumental necessário deve ser feita seguindo-se procedimentos básicos de assepsia e antissepsia, visando evitar qualquer tipo de contaminação.
OBJETIVO
Realizar inoculação em meio de cultura líquido, semi-sólido e sólido e verificar a presença ou ausência de crescimento bacteriano nos meios inoculados definindo e descrevendo as características morfológicas da colônia.
MATERIAIS
1- Cultura bacteriana (bactérias em caldo)
2- Tubos