técnicas de seleção
PROFESSOR:
TÉCNICAS DE SELEÇÃO
Informações de Pessoas Confiáveis: se o candidato é conhecido por alguém em que temos confiança, tanto em termos de capacidade de avaliação quanto em integralidade, não há razão para não buscarmos as informações que esta pessoa dar sobre o candidato.
Testes Técnicos/Profissionais: a finalidade destes tipos de testes é a avaliação da competência técnica e profissional do candidato. Geralmente são usados para candidatos de nível médio para baixo e para profissionais em início de carreira. No caso de especialistas, são aplicados juntamente com o responsável pelo órgão onde o candidato irá trabalhar.
Testes Psicológicos: são testes para avaliar as características de personalidade e temperamento do candidato, bem como seu raciocínio lógico e compreensão, habilidade verbal, raciocínio, funções motoras habilidades físicas, percepção, memória e etc. Os testes devem ser escolhidos de acordo com cada função, obedecendo aos critérios de validação do Conselho Federal de Psicologia.
Os testes mais utilizados são os psicométricos que constituem medida objetiva e estandardizada de uma amostra do comportamento no que se refere a aptidões de pessoas. Estes testes são utilizados como uma medida de desempenho baseados em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicadas sob condições padronizadas. Os resultados dos testes de uma pessoa são comparados com resultados padrões de amostras representativas para obter resultados percentuais.
Outro tipo de teste são os testes de personalidade. O termo personalidade representa a junção única de características relacionadas com aspectos permanentes e consistentes do individuo. Características estas que diferem uma pessoa da outra. Os testes de personalidade revelam algumas características das pessoas, como aquelas determinadas pelo caráter e pelo temperamento.
Dinâmica de Grupo: A dinâmica de grupo é utilizada colocando os candidatos numa