Técnicas de recrutamento e seleção
Passo 1
O Recrutamento depende de técnicas e procedimentos para atrair candidatos qualificados e capazes de ocupar cargos de uma organização. Objetivando um sistema de formação, na qual a organização divulga ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que oferece. Esse processo requer muitas etapas e planejamento. As fontes de recrutamento podem ser feitas interna ou externamente dentro de uma organização. Segue alguns exemplos de recrutamento: recomendação ou indicação de empregados; ex empregados; anúncios em jornais ou revistas; sites corporativos ou de empregos; escolas e universidades; sindicatos e associações de classe; caçadores de talentos – headlunters e etc.
Já o termo “atração”, visa mudanças em buscar profissionais no mercado de trabalho. Algumas organizações investem para aperfeiçoar seus procedimentos. Este processo de seleção, seria de “duas mãos”, ou seja, a empresa escolhe e é escolhida. Pesquisas Brasileiras mostram que se a organização demonstra interesse no seu empregado, no aspecto de propor mudanças, tanto organizacional, como plano de carreira, poder ter liberdade de ação, compreende-se que o interesse do mesmo acaba sendo mais pra esse lado do que propriamente pela remuneração. Todas as organizações que buscam profissionais capazes e competentes de atuarem em determinada função, devem cuidar de suas imagens. Isso influencia os conceitos que terão para o candidato potencial.
Buscar profissionais novos no mercado de trabalho, também pode acarretar em conhecimento para a empresa, isso se falando de candidatos externos, aqueles que vêm de outras fontes. Estes devem obter informações precisas sobre a empresa a qual será entrevistado. Obtendo essas informações o candidato ganhará um ponto à mais para o processo seletivo. Antes de se fazer a entrevista o ideal é buscar informações da empresa, na qual hoje você