Estagio de gestão
CURSO: PEDAGOGIA
DOCENTE: PAULO ROBERTO DE ANDRADE SANTOS
DISCIPLINA: LIBRAS
DIFICULDADE DOS SURDOS NO
CAMPO SOCIAL E CAMPO ESCOLAR
ALINE OLIVEIRA GUEDES
NATAL/2013
DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS SURDOS NO CAMPO SOCIAL
OS SURDOS FAZEM PARTE DE UMA MARGEM SIGNIFICATIVA NA POPULAÇAO, SEJA ELA BRASILEIRA OU MUNDIAL, NO ENTANTO OS MESMO SOFREM A SUA EXCLUSÃO SOCIAL POR BOA PARTE DA POPULAÇÃO AOS QUAIS DESCONHECEM A DEFICIENCIA AUDITIVA. OS SURDOS TEM SE MOSTRADO CAPAZ DE ESTA TOTALMENTE ENSERIDO EM MEIO AO SOCIAL, AS SUAS CAPACIDADES NÃO SÃO DEFERENCIADAS POR ESTA DEFICIENCIA, PODENDO ASSIM EXERCER QUALQUER FUNÇÃO NOS MAIS DIFERENCIADOS MEIOS IMPREGATÍCIOS. *SEGUNDO O IBGE NO SENSO 2000, 24,5 MILHÕES DE BRASILEIROS APRESENTAM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, SENDO 14,5% DA POPULAÇÃO TOTAL.
A POPULAÇAO DE SURDOS TEM CRESCIDO DEMASIADAMENTE E ESTA CADA VEZ MAIS NESSESSÁRIO A ULTILIZAÇÃO DA LINGUA DE SINAIS (LIBRAS) QUE É A SUA LINGUA MATERNA. EMBORA SE TENHAMOS A INFORMAÇÃO DE QUE A LINGUA DE SINAIS É IGUAL EM TODOS OS AMBITOS, ESSA É UMA INFORMAÇÃO ECVOCADA QUANDO NA VERDADE A LINGUA DE SINAIS TORNA-SE VARIAVEIS, DEPENDENDO DA SUA COMUNIDADE, ASSIM COMO QUALQUER OUTRA LINGUA. E PRECISO ESTAR ATENTA E ABERTA A APRENDER E SABER ULTILIZAR A LINGUA DE SINAIS UMA VEZ QUE ESTA PASSA POR SUAS MODIFICAÇÕES OS CONTEXTOS PODE NÃO SER INTERPRETADO DE FORMA COERENTE COM A REALIDADE DO QUE HÁ DE SE FALAR.
MUITO EMBORA AINDA HAJA RESISTÊNCIA A ACEITAÇÃO DA INCLUSAO DE SURDOS PELO MEIO SOCIAL, ASSIM COMO QUALQUER OUTRO TIPO DE DEFICIÊNCIA, É CERTO DIZER QUE OS MESMO SÃO IGUAIS E, PORTANTO NECESSITAM DE RESPEITO E INSERSSÃO DE AMBAS AS PARTES DO MEIO SOCIAL.
NO BRASIL, EXISTEM PELO MENOS DUAS SITUAÇÕES EM QUE A LEI CONFERE AO SURDO O DIREITO A INTÉRPRETE DE LIBRAS: * NOS DEPOIMENTOS E JULGAMENTOS DE SURDOS (ÁREA PENAL); * E NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE EDUCANDO OS SURDOS NAS CLASSES DE ENSINO REGULAR (ÁREA