Técnicas de negociação
Primeiramente temos que citar dez habilidades necessárias a um negociador são elas:
Ser um bom ouvinte: quando se escuta atentamente e sem interrupções,você está aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser valiosa no processo.
Desenvolver um espírito negocial: Grandes negociadores tem ciencia que é possivel que tudo pode ser negociado,mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação.
Planejar:quando se participa de um evento sujeito a negociação,faz-se necessário desprender parte do tempo a estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma.
Mirar alto: Uma vez buscados com legitimidade, os objetivos deverão ser buscados sempre ao ponto máximo,pois ao lutar-se por mais em uma negociação,pode se obter mais.
Ser paciente: Um dos principais erros do negociador brasileiro é a impaciência,quase todas as vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo.
Visar a satisfação: Negociação é uma estrada de mão dupla tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de resultados altamente satisfatórios.
Ter cuidaddo com a primeira oferta: se Planeja-se bem,se identifica-se com a zona de possivel acordo e suas alternativas,se é passivo e ouve durante o processo o grau de auto confiança sera elevado e a primeira oferta do outro lado será apenas um balizador para sua argumentação buscando obter concessões.
Ser ético: no ambiente em que se viver a todo momento surge arranhões a ética. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inumeras vantagens,a maior delas tem a ver com quem se está negociando.
Troque as concessões: negociar é sobre tudo trocar concessões de um lado para o outro em busca da conclusão de um acordo,é primordial ter concessões estudadas na fase de planejamento e procurar inclui-las no rol das alternativas para o fechamento do negocio.
Ser simpático: Ter em