Técnicas de negociação
O Serviço Social tem como ponto inicial de intervenção o indivíduo em sua maneira de viver, portanto é nesta relação que a prática do trabalho acontece.
DESENVOLVIMENTO
O Assistente Social atualmente se introduz em uma realidade paradoxal e complexa, descobrindo a cada dia na prática fronteiras para atuar de forma diferenciada daquela estabelecida no legendário. No auge de tantos problemas sociais os sujeitos precisam ter acesso à informação e lhes propiciem maior participação social, no que diz respeito à luta por seus direitos.
Diante dos inúmeros desafios do Assistente Social, em meio aos acontecimentos da questão social hoje, requer dos profissionais a cada dia mais criatividade e competência na elaboração de estratégias para intervenção. O Assistente tem o objetivo de tornar o indivíduo emancipado, livre, tornando-os pessoas críticas e conscientes.
A extensão pedagógica do Serviço Social, quando edificada num sentido de emancipação e conversão dos usuários, pode ajudar para a inteiração e a promoção de indivíduos mais questionadores da realidade social. O trabalho da profissão interfere na organização de uma cultura, e esta arte oferece aos indivíduos condições para criticar algumas situações, organiza-las e redimensioná-las. O Serviço Social e a essência pedagógica são peculiares à profissão. A prática profissional do assistente possui um cunho notavelmente pedagógico.
O trabalho do Assistente Social está em todos os espaços ocupacionais, é uma profissão socialmente determinada que busca a ruptura com o marco conservador buscando a democracia para uma sociedade participar de movimentos sociais em direção à construção de novas políticas públicas.
São incalculáveis os desafios do Serviço Social, principalmente