Técnicas de negociação
Conseguir ter ambas os lados satisfeitos e com suas necessidades básicas supridos e fundamental em negociação, alem de ser uma visão mais recente sobre o assunto, já que no passado se pensava em atender as próprias necessidades , sem se preocupar com o outro lado envolvido na negociação. A mentalidade em geral, era de se levar vantagem e de não se preocupar e atender ao outro lado. Com o tempo, foi-se percebendo que uma negociação desse tipo, atendendo só a um lado envolvido, e caracterizado pelos princípios autores como negociação ganha-perde (no sentido de que,para um lado ganhar, o outro terá necessariamente que perder.)
Numa negociação, deve buscar um relacionamento que possa se duradouro, que leve a novas negociações no futuro e que mantenha, ou melhor, e, o contato entre as partes envolvidas. Alem disso , buscando-se atender as partes envolvidas, alem disso , buscando-se atender as partes envolvidas, e que se possa atende-las, pois nem sempre essa necessidades são conflitantes podendo inclusive ser complementares.
Nierenberg (1981:3), (1968). “ negociação é um negocio que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes”.
Estilos de negociadores
Para o autor Márcio Miranda (2000), “na negociação não existem regras” e “tudo é negociável”. Esse autor define quatro estilos de comportamento e negociação.
• Estilo Diretivo : Negociadores com esse estilo são orientados para metas, não gostam que tirem proveito dele, nem gostam de perder tempo. Interessam-se por aspectos relacionados a eficiência, rentabilidade e economia de recursos. Valorizam bastante o cumprimento eficaz e pontual dos acordos estabelecidos.
• Estilo Sociável : Gostam de se sentirem prestigiados e reconhecidos. Para esses negociadores a imagem pública é muito importante, pois apreciam se sentirem influentes. Ao negociar com esse tipo deve-se ser amigáveis e interessar por sua