Técnicas de negociação.
Entendendo uma negociação:
Quando participamos de uma negociação devemos estar cientes de que esse processo nada mais é do que uma oportunidade para, de modo criativo, as partes envolvidas encontrem soluções que atendam aos seus interesses, sem que isso signifique trabalhar contra os interesses do oponente. Ai entra a chave do ganha-ganha, isto é: atender aos meus interesses sem ferir os interesses da outra parte. Parece mágica? Não. É o uso da capacidade da criatividade produzindo alternativas que sejam boas e viáveis para os dois lados envolvidos na negociação.
Conceituação de negociação na visão de alguns autores:
LUCENA, João Paulo Oliveira
Habilidades necessárias para um bom negociador:
Ser um bom ouvinte: Quando se ouve atentamente e sem interrupções consegue-se entender melhor a mensagem do outro lado e obter informações que poderão ser úteis ao processo.
Desenvolver um espírito negocial: Todo negociador encontra oportunidades de negociar tudo. É nessa hora que a agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado.
Planejar: É preciso estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir em uma negociação.
Mirar alto: Uma vez buscados com legitimidade, os objetivos deverão buscar sempre o ponto máximo, pois ao lutar-se por mais em uma negociação pode-se obter mais.
Visar à satisfação: É preciso que os dois lados visem à satisfação do processo como um todo e lutar para obter o máximo possível. Sendo assim obteram um resultado otimizado para ambos os lados, com satisfação de todos e sem frustrações de ambas as partes.
Ter cuidado com a primeira oferta: Se planeja-se bem, se identifica-se com a zona de possível acordo e suas alternativas, se é paciente e ouve durante o processo o grau de autoconfiança será elevado e a primeira oferta do outro lado será apenas um balizador para sua argumentação buscando obter concessões.
2 / 7
Ser ético: Agir eticamente nas negociações