Técnicas de negociação
1- Introdução
Precisamos usar a arte de negociação em todos os momentos de nossas vidas, tanto na parte pessoal quanto profissional.
Algumas pessoas tem o dom para a arte de negociar, em outras é mais difícil, porém não impossível, pois a todo momento precisamos usar a negociação. Precisamos saber ouvir o que não foi dito.
Para sermos bons negociadores, precisamos ter habilidades, organização, planejamento, determinação, comunicação, poder de persuadir , paciência. Precisamos saber ser criativos, sensível, ter um bom relacionamento, ser detalhista e sempre ter as informações necessárias. A negociação é um processo que envolve duas ou mais partes, baseada na comunicação bilateral, iniciada a partir de interesses comuns, sejam afinidades, sejam conflitos, utilizando a informação, o tempo e o poder na busca pelo acordo, por meio de relações duradouras que irão satisfazer as necessidades de todos os envolvidos.
Em todos os setores de nossa vidas, temos que negociar, seja na vida pessoal, financeira, profissional. Nos deparamos a todo momento negociando, para que possamos atingir o objetivo esperado.
Numa negociação precisamos ser pacientes, agir com a razão. Não podemos nos apressar para que chegue logo ao final. A maior tendencia de uma negociação, dar errado, é quando agimos sem pensar.
Existem várias pesquisas referente ao assunto, onde profissionais ensinam os “macetes" para nos tornarmos bons negociadores.
2- Conceito
Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos. Ela é um fato corriqueiro na vida de todos os seres humanos, ela é produto de uma situação contraditória, onde precisa-se tomar uma decisão sobre algo onde existam duas ou mais pessoas envolvidas. Não significa enfrentar aos outros, e sim a harmonização para que exista um acordo entre as partes, para que ambas possam obter benefícios ao final dessa negociação.
É um processo