Técnicas de negociação
Em nosso dia a dia estamos sempre vivendo um processo de negociação. Quando se trata de uma negociação é importante estarmos firmes e seguros do que queremos, por isso, saber ouvir a outra parte é fundamental.
É preciso dar poder antes de receber, ter a vantagem do tempo também é algo importante.
Ao negociar, envolvemo-nos em trocas concessões e barganhas, nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco e criando oportunidades para os relacionamentos.
Nessa ATPS vamos abordar a importância da negociação e como obter o sucesso durante a mesma, abordando diferentes técnicas usadas por vários autores, tentando identificar pontos positivos e negativos, sempre a procura de obter resultados positivos para ambos os lados.
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Conceito de Negociação
Negociação é o processo de buscar a aceitação de idéias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja que a soma das contrições individuais.
No PLT de técnicas de negociação aborda que na maior parte de nosso tempo, estamos envolvidos em negociações. No trabalho, nas relações afetivas, nas amizades, a necessidade de se chegar a um entendimento é uma constante.
De acordo com Scare e Martinelli (Outubro, 2001):
“A negociação é um conceito em contínua formação, o qual está relacionado à satisfação de ambos os lados.”
No entanto, para esses autores, houve uma mudança de foco no objetivo do ato de negociar ao longo da história. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; atualmente, esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e contínuo, para que a médio e longo prazo todos os envolvidos na negociação atinjam os benefícios pretendidos.
Toda negociação tem um ou mais objetivos e estes objetivos podem ser categorizados