Técnicas de negociaçao
● Jogo Competitivo: Ganhar para perder, ou seja, satisfazendo suas necessidades imediatas, sem se preocupar com relacionamentos a longo prazo.
● Jogo Colaborativo: Onde todos saiam ganhando, ambas as partes se preocupam com o relacionamento e resultados.
● Jogo da Concessão: Esta estratégia exige que cada parte modifique suas prioridades em relação ao relacionamento e resultados, ambas as partes ganham.
●Jogos de Conciliar e Evitar: Conciliar é perder para ganhar, onde o relacionamento é mais importante que o resultado.
Faz sentido evitar a negociação quando nem resultados nem interesses são importantes, onde os custos são maiores que os ganhos, nenhuma das partes saem ganhando.
●Evitando Armadilhas Éticas e Legais: Tanto a lei como a ética definem e restringem o que pode ser feito na negociação, mais por meios diferentes. É preciso ter idéia geral das leis mais importantes.
Já o autor José Carlos Martins F. de Mello, nos diz que não existe estratégia certa ou errada. Dependendo da ocasião, há situações diferentes que ocorrem todos os dias,seja na vida pessoal,seja na profissional de um negociador. Deve- se levar em conta os objetivos materiais, emocionais e os impactos esperados no relacionamento.
As questões comerciais esta enquadrada em competição de cooperação, e temos que decidir qual estratégia deve ser utilizado levando em consideração seus objetivos, seu estilo pessoal, e também os objetivos e estilo pessoal do outro negociador.
Introdução:
Hodiernamente com o avanço intelectual, e com a enorme competitividade do mercado, ha uma grande preocupação em relacionar-se, diretamente e indiretamente com o individuo. Pessoas cada vez mais visam à comunicação, como forma persuasiva e eloqüente para obter uma