Técnicas de levantamento de requisitos
Introdução
Um aspecto fundamental em todo desenvolvimento de software é a captura dos requisitos dos usuários (elicitação). Para tal, essa atividade utiliza técnicas de ciências sociais e administração. Envolve o entendimento do problema, o contexto no qual a solução deve estar inserida, a identificação dos “stakeholders” envolvidos e suas necessidades e, a verificação das restrições do ambiente e sistema. Para apoiar este trabalho, diversas técnicas podem ser utilizadas.
Dificuldades encontradas
Entre as dificuldades encontradas na fase de levantamento de requisitos estão: o usuário principal do sistema não sabe o que quer que o sistema faça ou sabe e não consegue transmitir para o analista; Requisitos levantados que não são realistas e não identificam os requisitos similares informados por pessoas diferentes; Um “stakeholder” errado afetará em perda de tempo e dinheiro para ambas as partes envolvidas no desenvolvimento do sistema.
Técnicas de Levantamento de Requisitos
As técnicas de levantamento de requisitos têm por objetivo superar as dificuldades relativas a esta fase. Todas as técnicas possuem um conceito próprio e suas respectivas vantagens e desvantagens, que podem ser utilizadas em conjunto pelo analista.
Métodos de Conversação
Conversação é uma forma natural de expressar as necessidades e ideias. Fornece um meio verbal de comunicação entre duas ou mais pessoas. Como a comunicação verbal é prática e eficiente para coletar conhecimento não-tácito, os métodos de conversação formam a abordagem principal para a elicitação desses requisitos.
Entrevistas
A entrevista é uma das técnicas tradicionais mais simples de utilizar e que produz bons resultados na fase inicial de obtenção de dados. Convém que o entrevistador dê margem ao entrevistado para expor as suas ideias. É necessário ter um plano de entrevista para que não haja dispersão do assunto principal e a entrevista fique longa, deixando o entrevistado