Técnicas de Levantamento de Requisitos
1.
Introdução
3
2.
Técnicas para levantamento de requisitos
3
3.
Entrevistas e Questionários
4
4.
Workshops de requisitos
5
5.
Cenários (Série de Eventos Hipotéticos)
5
6.
Prototipagem
6
7.
Estudo Etnográfico
6
8.
Conclusão
7
9.
Referências
7
Técnicas de Levantamento de Requisitos
1. Introdução - Engenharia de Requisitos A engenharia de requisitos (no contexto da engenharia de software) é um processo que engloba todas as atividades que contribuem para a produção de um documento de requisitos e sua manutenção ao longo do tempo.
O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades de alto nível1 : identificação; análise e negociação; specificação e documentação; validação. Este processo deve ser precedido de estudos de viabilidade que, a partir das restrições do projeto, determinam se este é ou não viável e se deve prosseguir para a identificação dos requisitos. Uma outra atividade que se pode considerar que faz também parte deste processo, se incluirmos a fase posterior à produção do documento (isto é, a sua "manutenção"), é a gestão dos requisitos, sendo que as alterações podem ser causadas pelos mais diversos fatores desde inovações tecnológicas a mudanças na natureza do negócio (e consequentemente nos requisitos), entre outras.
2. Técnicas para levantamento de requisitos Existem diversas técnicas de identificação de requisitos, e que são adequadas a diferentes situações, entre as quais podemos citar:
2.1 Entrevistas e Questionários
É talvez a técnica mais simples de utilizar. Ainda que seja bastante eficaz numa fase inicial de obtenção de dados (e mesmo de esclarecimento de algumas dúvidas), está condicionada a alguns fatores:
Influência do entrevistador nas respostas do cliente: convém que o entrevistador dê margem ao entrevistado para expor as suas ideias sem as enviesar logo à partida.
Relação pessoal entre os intervenientes na entrevista.