Técnicas de investigação e estudos agrários: entrevistas, registros de observações e aplicação de roteiros de entrevista
Estevanne de Paula Pontes Mendes
Vera Lúcia Salazar Pessôa
Algumas definições
Corpo teórico – orienta a análise empírica e contextualiza o fenômeno no tempo e no espaço.
Método de Investigação – promove a articulação entre a teoria e a pesquisa, orienta a ação. Os conceitos, métodos e técnicas permitam a aquisição de informações e o estabelecimento do recorte de seu objeto no tempo / espaço.
Teoria – corpo de conceitos de uma ciência
Método Científico – o “como” o pesquisador se utiliza desses conceitos na relação estabelecida entre o sujeito e o objeto.
Metodologias – são guias que programam as investigações, enquanto o método é auxiliar da estratégia (Casseti). As metodologias devem estar amparadas por um referencial teórico orientada por pressupostos teóricos.
Procedimentos Metodológicos – são as técnicas empregadas na pesquisa.
Fundamento Teórico – maior desafio, sobretudo para os iniciantes. Harbermas – somente o conhecimento desvinculado de interesses específicos e voltado a idéia encontra aí seu fundamento teórico. Nesse sentido, o método não pode ser abordado como um simples fragmento da ciência, mas como instrumento intelectual e racional que possibilita a apreensão da realidade objetiva pelo investigador, e a partir daí estabelecer os argumentos científicos para a sua interpretação.
Objetivo: propiciar uma reflexão acerca da produção do conhecimento nas ciências humanas centrando-se nas seguintes técnicas: entrevistas, registros de observações e aplicação de roteiros de entrevista.
Ciências Humanas x Ciências Naturais
Objeto de estudo diferenciado – procedimentos metodológicos distintos
A aplicação de um determinado método na análise sociedade-natureza conduzem a uma visão sobre o objeto. (ex: Determinismo Ambiental – a autora faz uma critica ao positivismo).
Orientações para a pesquisa
•