Técnicas de Injetáveis
1. INTRODUÇÃO
A administração segura e precisa de medicamentos é uma das mais importantes responsabilidades do profissional da saúde. O profissional é responsável pela compreensão dos efeitos e de uma droga, pela administração correta, pela monitorização da resposta do paciente e pelo auxílio ao paciente na auto-administração correta.
A capacidade de administrar medicamentos é uma das habilidades mais importantes que o profissional leva ao leito do paciente. A administração segura e efetiva dos medicamentos é considerada por muitos profissionais da saúde como a razão de seu sucesso.
A organização das rotinas de administração de medicamentos é importante e deve ser compreendida por todos os que participam do serviço. Assim, vários métodos são adotados para assegurar precisão na preparação, distribuição e anotação dos medicamentos.
É claro que para oferecer medicamentos com exatidão requer muito conhecimento técnico, habilidade, dedicação, e atenção.
Quando se fala em administração de medicamentos a equipe responsável por esse procedimento tem que ser treinada e sempre observar o que se denomina de cinco certos para que sejam evitados erros na administração:
Os cinco passos certos para administração medicamentosa são:
1. Medicamento certo
2. Dose certa
3. Via certa
4. Horário certo
5. Paciente certo
Existem várias vias de administração para os injetáveis, Porém as que administramos na aula prática foram duas:
Via Intramuscular
É a injeção de uma substância diretamente dentro de um músculo, onde a substância fica armazenada em profundidade. Região rica em vasos sanguíneos o que facilita a absorção do medicamento. Injeções profundas aplicada em ângulo reto, é utilizado seringas de 3,5 e 10 ml com agulhas de 25x7, 25x8,30x8.
Na injeção no glúteo(até 5 ml adultos, 2 ml crianças), a localização da picada é exatamente dois dedos acima da prega glútea (divisão