Relatório Resistividade
Os fios condutores são matérias que possibilitam a passagem de cargas elétricas de um ponto para o outro. Esses materiais podem ser feitos com metais com boas propriedades de condução elétrica. A resistência elétrica de um condutor constante é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de seção transversal e depende do material do qual ele é feito. Sendo a resistividade uma característica do material usado na constituição do condutor. Os condutores podem ser rígidos ou flexíveis, feitos com cobre ou alumínio. Os flexíveis são utilizados para passar pelas tubulações e curvas nas instalações e os fios rígidos são indicados para as conexões, tanto em chaves termomagnéticas (disjuntores), quanto em instalações de tomadas simples.
Objetivo:
Demonstrar que alguns fatores como o comprimento e o diâmetro do condutor, influenciam no transporte de energia, considerando os conceitos da Primeira e Segunda Leis de Ohm. Ou seja, verificar a relação entre a resistência elétrica de um condutor e suas dimensões geométricas, realizando assim as medições de sua área e resistividade.
Materiais utilizados
1 Painel Dias Blanco para leis de Ohm
1 Paquímetro
1 Trena
1 Multímetro
Métodos e Procedimentos
Medimos 4 posições de resistores no Painel para lei de Ohm, contendo 5 circuitos com a utilizamos de um multímetro na escala de 200 ohms. Com a trena adquirimos os valores da distância de cada resistor, seguido da medição do diâmetro dos 5 fios com o paquímetro e todos os dados encontrados foram preenchidos na tabela.Com esses valores prosseguimos para o cálculo do valor da área e da resistência elétrica.
Resultados:
1. Valores Obtidos
TABELA :
R( Ω )
=25cm
R( Ω )
=50cm
R( Ω )
=75cm
R( Ω )
=100cm
Diâmetro
(mm)
Área ρ RESISTOR 1 4,1 8,6 12,8 16,6
0,4
x10-8 x10-6 RESISTOR 2 2,0 3,3 5,9 6,5
0,6
x10-7 x10-6 RESISTOR 3 1,1