guaco
INTRODUÇÃO:
A aplicação de fórmulas farmacêuticas injetáveis deve ser realizada por profissionais de saúde habilitados, que possuam o conhecimento das técnicas de aplicação, higiene e descarte dos materiais.
Trata-se de um serviço que envolve grande responsabilidade, e que pode salvar vidas e curar doenças, porém, se for realizado sem conhecimento das técnicas e sem habilidade, pode trazer sérios prejuízos para o paciente. HABILIDADES DO PROFISSIONAL:
Entre as habilidades que o profissional deve ter estão:
* Conhecimento teórico das técnicas e dos conceitos científicos;
* Agilidade manual;
* Planejamento e separação do material;
* Medidas de biossegurança;
* COnhecimento correto de lavagem correta das mãos;
* Conhecimento das técnicas de descarte dos materiais contaminados;
* Boa aparência, higiene, uniforme limpo;
* Iniciativa, responsabilidade, princípios éticos e boa comunicação interpessoal;
* Saber trabalhar em equipe.
Um profissional apenas poderá estar habilitado para aplicação de injetáveis se tiver cursado um curso técnico devidamente reconhecido.
As instalações devem possuir superfícies (piso,paredes e teto) lisas e impermeáveis, sem rachaduras,resistentes aos agentes sanitizantes e facilmente laváveis. Os ambientes devem ser protegidos contra entrada de insetos e roedores. As condições de ventilação e iluminação devem ser compatíveis com as atividades desenvolvidas. As instalações elétricas devem estar bem conservadas em boas condições de segurança e uso. O sanitário deve ser de fácil acesso, mantido em boas condições de limpeza e possuir pia com água corrente. Todos os procedimentos referentes a aplicação de injetáveis devem ser realizados mediantes rotinas pré-estabelecidas, bem como, obedecer prescrição médica. Deve existir procedimento que defina a utilização de materiais descartáveis e garanta a sua utilização somente dentro do prazo de validade. É necessário que as instalações possuam condições