Vigorexia
Definição
Vigorexia, Bigorexia ou transtorno dismórfico muscular, ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excedem a sua capacidade de recuperação, e pode estar associada a uma autoimagem um tanto distorcida e a um transtorno psicológico similar a anorexia.
Classificação
Inicialmente nomeada Síndrome de Adônis em referência ao mito de um homem, Adônis, tão atraente que a deusa da beleza, Afrodite, se apaixonou a primeira vista.
Foi inicialmente classificada como um transtorno obsessivo compulsivo pelo médico Harrison Graham Pope Jr., professor de psicologia em Harvard, que a nomeou de vigorexia ou Síndrome de Adônis (em referência ao mitológico ideal de beleza masculina, Adônis). Mas também pode ser considerado um transtorno alimentar pelas similaridades com a anorexia nervosa.
Pode-se dividir a vigorexia em dois grupos de acordo com seus principais sintoma:
Treinamento excessivo (Overtraining) e anabolizante;
Obsessão pela aparência e insatisfação persistente;
Assim como outras atividades prazerosas, a musculação pode também se tornar uma adição similar ao abuso de drogas, assim como é comum incluir o abuso de anabolizantes e drogas similares.
Sinais e sintomas
Indivíduos com Vigorexia dificilmente aderem ao tratamento, pois não querem perder seu trabalho duro e sofrem crise de abstinência e depressão quando param de malhar.
Indivíduos acometidos desta síndrome são pessoas que, mesmo fortes fisicamente, ao visualizarem a sua imagem em espelhos, por exemplo, veem-se como fracos, de maneira similar aos acometidos de anorexia que, ao se visualizarem, sempre se consideram gordos.
A prática exagerada de exercícios (sobrecarga de treino ou over training) pode causar:
Dores musculares persistentes
Fadiga persistente
Ritmo cardíaco elevado, em estado de repouso.
Maior susceptibilidade a infecções