Vigorexia
De sete anos para cá, um novo distúrbio psicológico foi detectado, que possui as mesmas raízes da anorexia (pressão social e descontentamento com o próprio corpo), mas com um comportamento diferente das modelos, ou seja, ao invés de não comer, a pessoa se torna uma fanática por exercícios físicos.
A isso, o médico Harrison Graham Pope Jr, professor de psicologia em Harvard (quem primeiro diagnosticou esse TOC (transtorno obsessivo compulsivo), e chamou de Vigorexia ou Síndrome de Adônis (inicialmente nomeada Síndrome de Adônis em referência ao mito de um homem, Adônis, tão atraente que a deusa da beleza, Afrodite, se apaixonou a primeira vez que o viu)
O que é:
A vigorexia, transtorno dismórfico muscular ou Síndrome de Adonis, é uma doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta maioritariamente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos.
Sintomas da vigorexia
O principal sintoma da vigorexia é o fato de o indivíduo estar em ótima forma física e continuar achando que seu corpo é inadequado, por ser muito fraco. Outros sintomas são: * Dor muscular persistente por todo o corpo; * Cansaço ao extremo; * Irritabilidade; * Depressão; * Anorexia/ Dieta muito restritiva; * Insônia; * Aumento da frequência cardíaca ao repouso; * Menor desempenho durante o contato íntimo; * Sentimento de inferioridade.
Por norma, os vigoréticos, adotam uma alimentação muito restritiva e passam a eliminar o consumo de gorduras exagerando no consumo de alimentos ricos em proteínas, visando o aumento da massa muscular. É comum que eles também abusem dos anabolizantes.
Eles ficam sempre insatisfeitos com os resultados, vendo-se a si mesmos como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvidos. Por isso, a vigorexia é