Arquitetura no brasil
Fortalezas: são estruturas arquitetônicas projetadas com o objetivo de defesa, em caso de guerra, dotadas de características basicamente militares. A palavra “fortaleza” ou seja: tornar forte. Daí o fato de muitas destas edificações serem conhecidas como fortes, embora nem sempre sejam fortalecidas, no que se refere aos mecanismos de defesa. Os fortes maiores, com estruturas mais sólidas e articuladas, são classificados como fortalezas, que deu origem à palavra fortificação, referindo-se à prática de melhorar a defesa de uma determinada área, região ou edificação com artimanhas defensivas.Milhares destas construções foram erguidas por todo o mundo, congregando uma variedade de propósitos e estruturas extremamente complexas.
As estruturas fortificadas são divididas em permanentes e de campanha (ou de campo) conforme a necessidade da empreitada.
Fortificações permanentes são construídas utilizando todos os recursos providos pelo Estado, de forma a assegurar a habilidade construtiva e mecânica da edificação, empregando materiais duradouros e intrincados recursos de engenharia, de forma a resistir aos combates mais acirrados e aos constantes ataques do inimigo, de forma a não comprometer sua estrutura. Já as de campanha são construções menores, erguidas, pelas próprias tropas no campo de batalha, no contexto do combate ou de uma guerra, com a utilização de materiais, muitas vezes precários, sem muita preparação, mas apenas com o objetivo de defesa imediata e proteção contra o inimigo.
Nos primeiros anos da colonização uma das preocupações maiores da metrópole portuguesa era assegurar a posse do território, e as primeiras povoações eram sempre fortificadas com muralhas paliçadas e fortins. A primeira fortaleza erguida no Brasil foi o Forte de São Tiago. Era de início uma paliçada de madeira, e