arquitetura no brasil
IPANEMA
1.BREVE HISTÓRICO
A origem da devoção à Nossa Senhora da Paz vem da cidade espanhola de Toledo, durante o século XI. Com a invasão moura na Península Ibérica, a igreja dedicada à Maria Santíssima em Toledo, foi tomada pelos mesmos e tornou-se uma mesquita.Ao fim da invasão, a igreja continuou sendo mesquita, devido ao acordo feito entre os mouros e o Rei Espanhol, contra a vontade da então Rainha, que posteriormente declarou luto e moveu um grande manifestação contra o acordo.Temendo serem punidos pelo Rei, a Rainha e seus súditos rogaram devoção à Maria Santíssima, rezando por proteção.A grande comoção causada pela manifestação levou à uma revogação do acordo feito com os mouros e a mesquita voltou a ser novamente igreja.Maria Santíssima ficou conhecida, então, como a santa que propiciou a reconciliação na cidade de Toledo e ganhou o título de Nossa Senhora da Paz.
No Rio de Janeiro, a construção da Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, está diretamente relacionada ao desenvolvimento urbano da cidade. Durante até o início do século XX, o bairro era apenas uma pequena vila, vasta e quase despovoada. Com o advento do bonde ao bairro, em 1902, Ipanema tornou-se mais acessível e passou a urbanizar-se, atraindo capital e moradores, seduzido pelas suas belezas naturais e sua proximidade com a praia. A praça ganhou ainda mais importância quando adquiriu o antigo chafariz do Convento da Ajuda (demolido na época para dar lugar ao Theatro Municipal). Foi neste contexto que a Igreja foi construída (1918-1921) juntamente com o Colégio dos Franciscanos e logo tornou-se símbolo do bairro.
2.LOCALIZAÇÃO
Rua Visconde do Pirajá, 339 – Ipanema
Rio de Janeiro-RJ
2.O PROJETO ARQUITETÔNICO
O projeto da Igreja Nossa Senhora da paz é de autoria do professor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, Gastão Bahiana.O edifício, seguindo os padrões estilísticos da época(Eclestismo), enquadra-se como sendo neo-romântico,