Inversor de Freqüência
CURSO ENGENHARIA DE AUTOMACAO E CONTROLE
Caio Missola
Josemir Rocha
Octavio Neto
Iuri fernando
PROJETO DE PESQUISA
Inversor de Freqüência
Camaçari – BA
2011
FACULDADE METROPOLITANA DE CAMACARI FAMEC
CURSO ENGENHARIA DE AUTOMACAO E CONTROLE
Caio Missola
Josemir Rocha
Octavio Neto
Iuri fernando
Este Projeto de Pesquisa atende as exigências da Disciplina Eletrônica de industrial requisito parcial para aprovação no Curso de Engenharia de Automação e Controle da Faculdade Metropolitana FAMEC.
Orientador: Ricardo Alves
Camaçari – BA
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUCAO 04
2. DELIMITACAO DO TEMA 05
3. TIPO DE INVERSOR 06
5. FUNCIONAMENTO 07
6. COMPONENTES DO INVERSOR 08
7. RELATORIO DA PRATICA 09
REFERENCIAS 16
1. INTRODUCAO
Buscando atender as necessidades da comunidade industrial em relação ao aumento da produção e as reduções do custo foram desenvolvidos diversos equipamentos de controle entre eles esta o inversor de freqüência. Os sistemas anteriores utilizavam dos motores CC para facilitar o controle de velocidade, hoje utilizamos os motores AC de indução graça os inversores de freqüência com o avanço da eletrônica e da microeletrônica por meio do microprocessador tem auxiliado muito no acionamento das maquinas que tem motores AC, com isso foi permitido a implementação de sofisticado equipamento de controle. Esse projeto pesquisa tenta mostra através desse relatório o funcionamento desse magnífico equipamento o inversor de freqüência .
2. DELIMITACAO DO TEMA
Com o desenvolvimento da eletrônica de potencia foi possível o avanço do inversor de freqüência, como dispositivo de estado sólido, inicialmente com tiristores e hoje estamos na fase dos transistores, mais especificamente IGBT, onde sua denominação é transistor bipolar de