Macroambiente 2020
Fonte: OSTERWADER, Alexander e PIGNEUR Yves. BUSINESS MODEL GENERATION: Inovação em Modelo de Negócios. Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011.
- Cobrar por notícias se torna cada vez mais difícil;
- Surgimento de plataformas brasileiras online (como o já existente True/Slant) que irão agregar um especialista em cada campo. Os escritores irão receber parte das receitas de publicidade e patrocínio da plataforma.
- Anunciantes poderão pagar uma taxa e publicar seu próprio material em páginas paralelas ao conteúdo noticiado.
- Surgimento de sites especializados em noticiar conteúdo premium, o que irá motivar leitores a pagar pelo acesso.
- Aumento de jornais com publicações gratuitas (ao estilo Metro), que irão se concentrar primariamente em leitores jovens que anteriormente ignoravam jornais;
Minimiza custos cortando equipes editoriais para produzir um jornal apenas “suficientemente bom” para um passageiro ler durante sua viagem.
Garanta alta circulação através da oferta gratuita e se concentra na distribuição em zonas de alto movimento de pessoas.
Surgiu em Estocolmo no ano de 1995 e cada vez mais está tomando lugar em diversas cidades do mundo. Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Previsão de tomada para cidades do interior até 2020;
- Surgimento de mais plataformas multilaterais, que proliferam junto com o crescimento da tecnologia da informação. Unirão diversos grupos distintos e interdependentes de consumidores, criando valor como intermediárias e conectando esses grupos em um mesmo canal.
Exemplos já existentes: Facebook, cartões de crédito Visa, Microsoft Windows, Financial Times, Google e o Wii.
- Surgimento de aplicativos de notícias, que permitirão aos usuários navegar, comprar e baixar conteúdo podem aumentar 25% ao ano.