Técnicas de gravura
1 INTRODUÇÃO
Técnicas de gravura, conjunto de processos de duplicação, criação e reprodução de imagens. Na gravura existem duas categorias básicas:
1) As realizadas de forma fotomecânica, como as ilustrações de jornais e revistas ou reproduções de obras de arte originais, realizadas com fins comerciais.
2) As criadas à mão, com reprodução limitada, através de técnicas que requerem capacidade artística e materiais especiais.
O artista gráfico pode utilizar qualquer método de gravura manual: alto-relevo, baixo-relevo, planográfico, monotipia ou estresido.
2 GRAVURA EM ALTO-RELEVO
O artista talha a imagem em um bloco de madeira, no sentido da fibra ou no sentido inverso.
A gravura no sentido da fibra é o método mais antigo. Durante séculos, a técnica básica da gravura consistia em deixar vãos em certas zonas da superfície de um bloco de madeira para criar outra superfície, com a forma da representação desejada. Tradicionalmente, as madeiras de árvores frutíferas, como a cerejeira ou a pereira, são mais utilizadas do que o carvalho, duro demais para ser talhado. No século XX, os artistas têm preferido as madeiras mais macias, como o pinho. Primeiro, a superfície é aplainada e, depois, endurecida para ficar resistente à pressão do tórculo e facilitar o entalhe de desenhos na superfície. O artista pode fazer sua composição pintando ou desenhando na superfície. Depois, esvazia a madeira em ambos os lados das linhas marcadas para que o contorno da imagem se sobressaia na superfície do bloco. Em essência, assim se faz uma imagem em alto-relevo.
Com a ajuda de um rolo, o bloco de madeira é impregnado com uma tinta à base de óleo. Coloca-se uma folha de papel absorvente, como o papel de arroz, sobre o bloco e, então, o artista grava a imagem, friccionando a superfície com uma colher ou outro instrumento. Também se pode colocar a madeira e o papel em uma prensa para que a imagem fique gravada através de pressão. Quando se trata de gravuras