Gravura
Nathaniely Hellmann Niehues
Profª Rosemari Morastoni de Lima
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Artes Visuais (ART 0049) – Prática do Módulo IV
03/12/12
RESUMO
A gravura foi desde o início usada para auxiliar na divulgação de informações, e conhecimentos, através da gravação de imagens e textos em uma matriz durável como, por exemplo, a madeira e que se pode ser impressa diversas vezes. Com o passar do tempo e as novas tecnologias a gravura foi sendo substituída por máquinas de impressão informatizadas. A gravura pode ser usada de diversas maneiras e com materiais alternativos de fácil manuseio e que aguça o imaginativo e a criatividade, levando a compreensão da técnica que auxiliou na divulgação de informações, e como meio de expressão através de obras.
Palavras-chave: Gravura. Técnicas de Gravura. Papel das Gravuras em Artes.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar um breve histórico das técnicas de gravura, apresentando suas características, além de apresentar as várias modalidades que constituem esse gênero. É um gênero um pouco comum, o seu processo é trabalhoso, pois, a gravura é um múltiplo de uma obra de arte, ou seja, reproduzida através de uma matriz. Utiliza-se a matriz onde surgirão as imagens do artista, quando a imagem fica pronta, define-se a quantidade de cópias que serão feitas, a partir de então se dá um titulo, assinatura, data e numeração do processo, identificam-se a produção desse artista, tornando-se uma obra de arte.
A importância da gravura está relacionada aos caminhos que podemos encontrar na trajetória da sua história: a necessidade humana de se comunicar e a necessidade de se expressar artisticamente. Desde sempre, o homem procura deixar registrada a sua presença fixando marcas em lugares.
A gravura foi utilizada, desde o seu surgimento, como veículo de multiplicação e reprodução de imagens, de ideias e de conhecimento. Uma arte de cunho artesanal,