Gravura
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade apresentar um breve histórico das técnicas de gravura, apresentando suas características, além de apresentar as várias modalidades que constituem esse gênero. É um gênero um pouco comum, o seu processo é trabalhoso, pois, a gravura é um múltiplo de uma obra de arte, ou seja, reproduzida através de uma matriz. Utiliza-se a matriz onde surgirão as imagens do artista, quando a imagem fica pronta, define-se a quantidade de cópias que serão feitas, a partir de então se dá um titulo, assinatura, data e numeração do processo, identificam-se a produção desse artista, tornando-se uma obra de arte.
Neste artigo, tenho o objetivo de apresentar conceitos e definições relacionados às características da gravura como meio de comunicação e expressão; além de apresentar diferentes técnicas de gravura como monotipia, gravura em metal, litografia, xilogravura, linóleo e a serigrafia.
O estudo em sua etapa teórica foi desenvolvido, com a mediação do professor, através de leitura e pesquisas sobre o tema: Gravura. Na dimensão da realização do projeto, foi observada a imaginação no processo de gravura, compreender a importância da percepção visual na aplicação de imagens.
A importância da gravura esta relacionada aos caminhos que podemos encontrar na trajetória da sua história, a necessidade humana de se comunicar e a necessidade de expressar através da arte.
2 GRAVURA
Desde o inicio da civilização humana, o homem procura deixar registrada a sua presença deixando suas marcas em paredes, cavernas ou tronco de árvores. A gravura surge como uma intenção banal da ranhura produzida nos mais diferentes suportes, no qual o ser humano, com suas intenções mais profundas voltadas para a investigação e reflexão sobre si mesmo e sobre as coisas do mundo, visando como finalidade o conhecimento, avança no desejo de expressar sua arte, buscando a multiplicação da imagem que gravou em um suporte.
Gravar é surpreender com