AT03 IHCUsabilidadePorIrlaRibeiro16e1703
5339 palavras
22 páginas
Usabilidade e suas metasPor Irla Ribeiro em: http://irlabr.wordpress.com/apostila-de-ihc/parte-1-ihc-na-pratica/6-usabilidade-e-suas-metas/
Este capítulo explica o que é usabilidade e apresenta as definições estabelecidas por Nielsen, pela ISO 9126 e pela NBR9241-11. Apresenta e descreve as seis metas de usabilidade que são eficácia, eficiência, segurança, utilidade, aprendizado e memorização. Mostra, ainda, que as metas de usabilidade andam juntas com as metas decorrentes da experiência do usuário e fala da combinação destas duas forma de estabelecer metas de projeto.
1.1 Conceito de usabilidade: Nielsen (1993), ISO9126 e ISO9241-11
Em linhas gerais usabilidade é o fator que assegura ao usuário facilidade de uso. Mas as normas e os pesquisadores da área de IHC já produziram inúmeros conceitos para o termo, mas estes conceitos estão sempre em sintonia em um determinados ponto. Na literatura e pesquisas de IHC são encontradas várias definições de usabilidade bem como diversas formas de alcançá-la, seja no projeto de sistemas ou de produto. Nielsen é um pesquisador conhecido como o pai da usabilidade e das normas que determinam o bom uso das coisas. É dele a maioria dos conceitos que serão vistos a seguir. As metas de usabilidade a serem vistas aqui são indicadores do produto que, ainda na forma de projeto, garantirão sua boa usabilidade.
Alguns aspectos comuns relacionados à usabilidade são condições eficazes de trabalho e eficiência na execução da tarefa. Além disso existe a satisfação do usuário que, embora subjetiva, pode determinar o nível de usabilidade a partir de interações agradáveis. Estes fatores resultam na otimização das interações ou dos processos de realização de tarefas e, ao usuário, garante a satisfação na realização da tarefa.
A ISO 9126 trata deste assunto quase da mesma forma. Ao invés de critério utiliza o termo característica e trata com mais especificidade da satisfação do usuário. Utiliza para isso termos diferentes para as