Técnicas de auditoria
Samara Kelly Macedo de Azevedo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foca-se nas técnicas e procedimentos utilizados na auditoria governamental e na construção do seu parecer final. Instrumento importantíssimo para auxiliar a tomada de decisões no âmbito da gestão pública, assim como para evidenciar a transparência dos recursos utilizados na administração pública.
Por ter a responsabilidade de evitar fraudes e corrigir desperdícios, a auditoria governamental possui técnicas que devem ser utilizadas no desenvolvimento dos trabalhos pela equipe de auditores para que seus resultados possam refletir da maneira mais fiel possível, a realidade da entidade pública auditada.
No decorrer dos trabalhos os achados e evidências que são encontrados com a aplicação dos programas e técnicas de auditoria também devem seguir alguns critérios para que sejam considerados realmente relevantes, e a partir daí é que os auditores irão formular seus relatórios com as recomendações e sugestões para tais deficiências.
Após toda a conclusão da auditoria, os auditores deverão emitir suas opiniões formalmente a partir de um relatório ou parecer de auditoria, o qual deverá conter todos os fatos encontrados durante os trabalhos de acordo com o tipo de auditoria realizado.
2. TÉCNICAS DE AUDITORIA
As técnicas representam o conjunto de ações ou procedimentos que irão possibilitar ao auditor realizar de forma mais eficaz possível os trabalhos de auditoria e encontrar provas ou evidências que irão fundamentar sua opinião no parecer final. Compreendem testes e exames diversificados. Entre as principais técnicas de auditoria, temos os Exames Físicos, cujo objetivo principal é constatar se os estoques, objetos ou itens analisados realmente existem e se corresponde à realidade informada pelo órgão/entidade. Este exame é feito in loco e deve possuir quatro características principais: A primeira é a comprovação