Tecnicas e procedimentos usuais - auditoria
Definição
Os procedimentos de auditoria, tratam das investigações técnicas a serem praticadas pelo auditor para atingir os objetivos previamente definidos. Basicamente os procedimentos e técnicas de auditoria tratam dos passos a serem seguidos pelo auditor durante o seu trabalho.
A parte do programa de trabalho que trata do objetivo de auditoria define categoricamente o que o auditor quer provar. Uma vez definido o alvo a ser atingido, determinam-se os procedimentos de auditoria específicos para conseguí-los, o que as vezes pode ser concluído com o uso de um ou de vários procedimentos.
Técnicas e procedimentos de auditoria são uma série de investigações aplicadas pelo auditor para levantar informações suficientes e necessárias para que seja dado seu parecer bem fundamentado e conseqüentemente o auditor possa emitir sua opinião.
As técnicas de auditoria mais usuais da qual o auditor deve objetivar, e que será comentado mais detalhadamente são: 1- Exame físico 2- Confirmação 3- Conferência de Cálculos 4- Inspeção de documentos 5- Averiguação e correlação
Cabe ao auditor identificar e atestar a validade de qualquer afirmação, aplicando os procedimentos adequados a cada caso na extensão e profundidade que cada caso requer,até a obtenção de materiais que comprovem satisfatoriamente a afirmação analisada.
Fatos, evidências e informações
A opinião formada pelo auditor precisa estar apoiada em base sólidas, alicerçada em fatos comprovados, evidências factuais e informações irrefutáveis. O auditor é, em essência, um elemento ligado à investigações minuciosas que lhe deem a certezade que os dados submetidos ao exame são, ou não, exatos. Caso obtenha provas concretas suficientes que convençam, precisa estar seguro para convencer, por outro lado, pessoas que não estejam ligadas aos fatos. O auditor precisa sempre estar baseado quanto aos seus pareceres, ter bases sólidas, evidências que confirmem as informações por ele