Atps estatística aplicada anhanguera
Desde a iniciação da Estatística como ciência ela tem auxiliado as pesquisas em diversas áreas, desde uma simples pesquisa para obtenção de dados específicos e quantidades de determinadas amostras, até um trabalho de observação através da coleta de dados para definição de parâmetros sociais.
De acordo com Isnard et al. (2010) a inclusão das técnicas de amostragem propiciaram um grande avanço nos processos da qualidade promovendo a rápida disseminação dos procedimentos, sempre visando aplicações cada vez mais confiáveis.
Na Qualidade a estatística tem grande importância uma vez que através dela é possível garantir dados consistentes sobre um meio de produção, uma forma de gestão e até mesmo uma técnica recentemente aplicada, podendo assim obter uma análise comprobatória de viabilidade e eficácia.
1.1 APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA INDÚSTRIA
Nesse exemplo será brevemente descrito o experimento realizado na empresa Flex Products, Inc., por uma equipe conduzida por J. Quinlan, visando o melhoramento da qualidade de camisas termoplásticas para cabos de velocímetros.
As camisas termoplásticas, produzidas por extrusão, são compostas por um forro interno de polipropileno extrusionado, uma camada de fio trançado e um invólucro coextrusionado. A contração excessiva das camisas após a extrusão pode provocar perturbações na emblagem e, consequentemente, perda de qualidade.
O objetivo do experimento é encontrar as causas do encolhimento das camisas após a extrusão. Procedida a análise do correspondente diagrama de causas e efeitos (denominado também diagrama de Ishikawa ou de espinha de peixe), os engenheiros identificaram 15 fatores potencialmente responsáveis pelo defeito. Esses fatores, bem como seus níveis ou modalidades de alteração, são mostrados no quadro a seguir.
Fatores utilizados no experimento para melhorar a qualidade de camisas termoplásticas de cabos de velocímetros. | CÓDIGO | FATOR EXPERIMENTAL | NÍVEL 1 | NÍVEL 2 | A | Diâmetro