TECNICAS DE AUDITORIA
SEGUNDO TRABALHO – VALE 3 PONTOS
TÉCNICAS DE AUDITORIA
Conceituar e Exemplificar as seguintes Técnicas de Auditoria:
1) CONFIRMAÇÃO EXTERNA
Técnica de auditoria que consiste na verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados. Um requisito básico da confirmação externa é que a obtenção de respostas esteja sob o controle do auditor. Tem como finalidade confirmar a existência de bens em poder de terceiros, confirmar direitos a receber ou a pagar da entidade junto a terceiros.
2) ANÁLISE DOCUMENTAL
Consiste na verificação dos registros contantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. Exames de processos, atos formalizados e documentos avulsos. O exame dos documentos é de fundamental importância no trabalho de auditoria. Requisitos básicos da análise documental: relação da base documental com o propósito do trabalho, certificação de autenticidade da base documental, confirmação de credibilidade da fonte geradora e observação da legalidade e veracidade do conteúdo.
3) EXAME DOS REGISTROS
Verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas. Como exemplo podemos citar, folha de pagamento, análise de inventário, etc, onde é observado a temporalidade, segurança da fonte geradora , comparabilidade e abrangência.
4) INSPEÇÃO FÍSICA
Conhecida como contagem física, é a verificação “in loco” de uma da situação. Verificação, exame físico de atos e fatos a ser evidenciado, pode envolver