Técnicas, achados, evidências e parecer da auditoria governamental
Jacineide Fernanda Dantas jacinanda@hotmail.com 1. INTRODUÇÃO
Sabemos que a administração pública está vinculada ao cumprimento da lei e ao atendimento do interessepúblico, objetivos maiores do Estado de direito, e que a gestão pública tem como obrigação prestar contas perante aos cidadãos e estes têm o direito de controlar a ação do governo. Para que isso aconteça, é necessária a aplicação de mecanismos que imponham e verifiquem o cumprimento das políticas públicas. Surge daí a noção de controle público, cujafinalidade é assegurar que a estrutura formal criada para concretizar o interesse do bem comum atue de acordo com o conjunto de princípios e normas que compõem o ordenamento jurídico.
A Auditoria Governamental então surge como instrumento fundamental a fim de garantir a maior eficiência e eficácia no controle do desempenho da gestão, objetivando assim uma transparência nas ações das organizaçõespúblicas. Neste sentido, a Auditoria Governamental é considerada uma ferramenta de grande importância que tem por finalidade corrigir desperdícios, improbidades, negligências e as omissões, além de possibilitar a melhor utilização dos recursos públicos.
Sendo hoje bastante presente em todas as organizações do governo, é indispensável que o profissional da área obtenha conhecimentos e prática específicos, domínio das técnicas e ferramentas de auditoria, além de entender o melhor meio de ao final expressar sua opinião sobre o trabalho realizado, mantendo sempre postura e conduta impecáveis e adequadas à boa condução dos trabalhos.
2. TÉCNICAS DE AUDITORIA
As técnicas de auditoria referem-se ao conjunto de procedimentos a serem adotados, que possibilitam ao auditor obter evidências ou provas suficientes que permitam fundamentar sua opinião sobre o trabalho realizado, no caso sobre a área governamental, ou sobre as demonstrações auditadas.
Uma técnica entre as principais consiste no exame físico, onde o