Técnicas de amostragem
ESTATÍSTICA: Métodos de amostragens não probabilísticos Luanrey Brandão Campos CPD: 983081 Estatística Prof.: Derivaldo Gomes
São Luís – MA 2012 Amostragens por conveniência ou acidentais
A amostragem por conveniência é adequada e frequentemente utilizada para geração de ideias em pesquisas exploratórias, principalmente.
Amostras por conveniência podem ser facilmente justificadas em um estágio exploratório da pesquisa, como uma base para geração de hipóteses e insights (Kinnear & Taylor, p. 187; Churchill, p. 301), e para estudos conclusivos onde o gerente aceita os riscos da imprecisão dos resultados do estudo (Kinnear, T.C. & Taylor, p. 187).
A amostra por conveniência é empregada quando se deseja obter informações de maneira rápida e barata. Segundo Aaker, Kumar e Day (p. 376), uma vez que esse procedimento consiste em simplesmente contatar unidades convenientes da amostragem, é possível recrutar respondentes tais como estudantes em sala de aula, mulheres no shopping, alguns amigos e vizinhos, entre outros. Os autores comentam que este método também pode ser empregado em pré-testes de questionários.
Exemplos: * Solicitar a pessoas que