TÉCNICA DE AMOSTRAGEM
Técnica de Amostragem
JACAREÍ
2014
Título
Técnica de amostragem
Objetivo
Aplicar metodologia de amostragem por quarteamento em material sólido.
Introdução
A amostragem vem com o objetivo representar o todo, ter as mesmas características de todo o lote ou produto. Para isso existem várias técnicas para ter a melhor homogeneização da amostra, onde represente todo produto com certo grau de confiança. A importância da amostragem é ressaltada principalmente quando entram em jogo a avaliação de depósitos minerais, o controle de processos, em laboratório, em indústria e a comercialização dos produtos. Portanto, uma amostragem mal conduzida pode resultar em prejuízos vultosos ou em distorção dos resultados, de consequências técnicas imprevisíveis.
Pode-se definir amostragem como sendo uma sequência de operações com o objetivo de retirar uma parte representativa de seu universo (população) para a variável ou variáveis analisadas (densidade, teor, distribuição granulométrica, constituintes minerais, etc.). Esta parte representativa é denominada de amostra primária ou global. Desta, pode-se retirar fração (ou frações) destinada(s) a análise ou ensaios de laboratório. Esta fração é chamada amostra final ou reduzida, que deve ser representativa da amostra global e, portanto, de toda a população.
Para ser retirada a amostra primaria, deve ser seguido o procedimento a risca, como por exemplo, locais ideais para serem retiradas as amostras, levando em consideração profundidade, seguindo o tamanho do lote a ser analisado.
O sistema de amostragem por quarteamento vem com objetivo ter maior homogeneização de materiais sólidos. Seu principio é fazer divisões da amostra em quatro divisões e sempre eliminar dois quartos da amostra, sendo elas uma transversal é rejeitado e a outra é aproveitada.
Materiais utilizados
Balança Semi-analítica;
Espátula;
Becker de 250 mL;
Folha para a proteção da