Tecnicas De Amostragem
MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
Consistem em dar a cada elemento da população igual oportunidade de ser selecionado para fazer parte da amostra. Normalmente possuem a mesma probabilidade (chance). Seu objetivo é fazer com que cada característica da população esteja presente na amostra, nas mesmas proporções. Assim, se N for o tamanho da população, a probabilidade de cada elemento será 1/N.
Este método garante cientificamente a aplicação das técnicas estatísticas de inferências. Somente com base em amostragens probabilísticas é que se podem realizar inferências ou induções sobre a população a partir do conhecimento da amostra.
É uma técnica especial para recolher amostras, que garantem, tanto quanto possível, o acaso na escolha.
De acordo com a forma, uma amostra probabilística pode ser classificada como: a) Amostra Casual ou Aleatória Simples
Consiste na escolha através de um sorteio ao acaso ou casual, com cada elemento recebendo uma identificação distinta e todos com a mesma probabilidade de ser sorteado.
É o processo mais elementar e freqüentemente utilizado. É equivalente a um sorteio lotérico. Pode ser realizado numerando-se a população de 1 a n e sorteando-se, a seguir, por meio de um dispositivo aleatório qualquer, x números dessa seqüência, os quais corresponderão aos elementos pertencentes à amostra.
Exemplo: Vamos obter uma amostra, de 20%, representativa para a pesquisa da estatura de uma população de 1000 pessoas:
1º - numeramos as pessoas de 000 a 999.
2º - escrevemos os números de 000 a 1000, em pedaços iguais de papel, colocamos na urna e após a mistura retiramos, um a um, 200 números que formarão a amostra.
OBS: quando o número de elementos da amostra é muito grande, esse tipo de sorteio torna-se muito trabalhoso. Neste caso utiliza-se uma Tabela de números aleatórios, construída de modo que os algarismos de 0 a 9 são distribuídos ao acaso nas linhas e colunas. Neste caso escolhemos, aleatóriamente, uma posição qualquer da tabela e