Técnicas básicas de laboratório, observações e medidas em laboratório
Técnicas Básicas de Laboratório, Observações e Medidas em Laboratório
OBJETIVO Criar familiaridade com técnicas e procedimentos laboratoriais básicos. Interpretar medidas e combinações delas de maneira correta. Entender o mecanismo de funcionamento do bico de Bunsen e analisar as diferentes regiões de sua chama.
RESUMO As atividades de laboratório exigem, por parte do aluno, não só um conhecimento das peças e aparelhos utilizados, como também o emprego correto de cada um deles. Portanto, antes de mais nada, é necessário que você observe atentamente cada um dos materiais e, a partir do uso, incorpore em seus conhecimentos, o nome, a forma e a utilidade de cada um. Nem todas as vidrarias podem transferir líquidos a outros, devido as suas precisões características, como é o caso do béquer. No entanto, existem vidrarias como no caso da pipeta que a sua principal característica é a transferência de volumes. Algumas atividades podem envolver técnicas de chama para exemplificar e estudar processos luminosos. Em um laboratório químico, as medições são extremamente importantes e para que os erros atribuídos sejam pequenos o número de repetições devem ser significativamente grandes.
INTRUDUÇÃO Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório de Química apresenta riscos, seja pela ação dos produtos químicos, por chama, eletricidade como também pela imprudência, imperícia ou negligencia do próprio analista, que pode resultar em danos materiais e/ou pessoais como também perda do tempo útil. O modo de pesquisa da Química é dividido três níveis; macroscópico, microscópico e simbólico. No experimento vigente se fez a utilização, basicamente, do primeiro nível, o qual trata da matéria e suas transformações. No entanto, para que fosse possível a realização deste, fora necessário a inteira inclusão no ambiente laboratorial, tanto no âmbito do conhecimento básico teórico quanto no técnico. A base técnica necessária se dá