Segurança e operações elementares no laboratório de quimíca
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP.
*Acadêmicas do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, 1°semestre, Físico-Química,
AIRES, Monizi Costa*
DIAS, Stephanny Nayara da Silva
FERREIRA, Natália dos Santos*
MORAES, Rutilene Lima de*
PENA, Eduarda Emanuelle da Silva*
SANTOS, Giselly Rodrigues*
AIRES, Monizi Costa*
DIAS, Stephanny Nayara da Silva
FERREIRA, Natália dos Santos*
MORAES, Rutilene Lima de*
PENA, Eduarda Emanuelle da Silva*
SANTOS, Giselly Rodrigues*
RESUMO
O alto grau de risco ao trabalhar em um laboratório de química exige que sejam conhecidas práticas e técnicas que venham a minimizar esses efeitos. Torna-se necessário o conhecimento de regras de segurança que são essenciais para a prevenção de acidentes durante a aplicação de diversos procedimentos nesse ambiente. Neste relatório serão abordadas as formas de segurança que devem ser adotadas e respeitadas no laboratório, além da descrição do desenvolvimento de operações elementares que servem como treino para a prática correta do manuseio de materiais e reagentes.
Palavras-chave: Prevenção, Acidentes, Manuseio, Materiais.
INTRODUÇÃO
A melhor forma de manter a segurança nos laboratórios é utilizar equipamentos apropriados, considerar os devidos cuidados e a necessária organização¹. A frequência ao laboratório de Química Geral é de grande importância, uma vez que, além de experiências que permitem a melhor compreensão do que está sendo estudado teoricamente, nele é realizado o aprendizado de técnicas básicas, tão necessárias e usadas ao longo de toda a vida profissional.
Infelizmente, a ocorrência de acidentes em laboratório não é tão rara como possa parecer, sendo assim, com a finalidade de diminuir a frequência e a gravidade desses eventos, torna-se absolutamente imprescindível que durante os trabalhos realizados em laboratório se observe uma série de normas de segurança².
Há sempre um perigo associado a