Estudo das Substâncias Relatório de Aula Prática Nº 02
Ciências Biológicas
Relatório de Aula Pratica n° 01
Amanda Natália Timóteu - BacharladoAriane de Moraes - BacharladoKellen Natalice Vilharva - BacharladoLeandro Oliveira Miranda - Licenciatura
Méghan Mayara Rodrigues da Silva - BacharladoDourados
Abril – 2013
INTRODUÇÃO
Foi realizada uma aula em laboratório baseada nas normas para utilização de laboratório e dos materiais e soluções lá encontradas.
OBJETIVO
Teve como objetivo oportunizar a aprendizagem dos conceitos e técnicas de laboratório através de observações e medidas dos fenômenos químicos. Demonstração d a maneira correta de se executar trabalhos práticos utilizando os materiais conforme rege as normas básicas de segurança em laboratório.
MATERIAIS E REAGENTES
Água destilada
Balão volumétrico
Proveta
Erlemneyer de 100 Ml
Pipeta conta-gotas
Pipeta volumétrica
Pipeta graduada (10 mL)
Pera de borracha
Béquer (50mL)
PROCEDIMENTOS
Foi colocado 100 ml de água destilada nos seguintes instrumentos: balão volumétrico, proveta e erlenmeyer. Utilizando a Pipeta Pasteur foi adicionado em cada instrumento 1ml a mais de água destilada. Observamos o deslocamento do menisco do nível superior em ambos. Com o intuito de percebermos em qual deles o volume de deslocado foi maior e o porquê.
RESULTADOS
Com base neste procedimento podemos concluir que o volume de deslocamento do menisco foi maior no balão volumétrico, pois, é um instrumento que mede o volume com maior precisão.
Esquematizamos a seguir dois instrumentos de medida exata e dois instrumentos de medida não exta.
Balão Volumétrico tem uma medida exata
Bureta tem uma medida exata
Becker não tem uma medida exata
Erlemneyer não tem uma medida exata
Esquematizamos também uma pipeta graduada, cujo o seu menisco está arcado na medida de 6,8 ml.