técnica em heidegger
Este trabalho possui como tema “A visão heideggeriana sobre a Técnica” no qual serão apresentadas as principais ideias do pensamento de Heidegger relativamente à Técnica, a parir de uma confrontação com autores da mesma época que, também, abordaram o problema da Técnica. O trabalho foi realizado para a disciplina de Metodologia de Trabalho Científico, lecionado pelo professor José Manuel Sanches.
Sendo que um dos problemas filosóficos fundamentais é o problema da Técnica, deve-se a este facto o interesse pelo estudo deste problema ao longo da história da filosofia. Assim, sendo uma aluna do curso da filosofia, optei por aprofundar de uma forma mais abrangente os meus conhecimentos nesta matéria, já que é um tema que desperta um certo interesse, tanto a nível social como a nível filosófico, na medida em que há diversos pensadores que procuraram e procuram, a cada instante oferecer novas explicações no que diz respeito a Técnica e as suas implicações.
É neste âmbito que se vai analisar a Técnica segundo Heidegger, já que é um dentre os pensadores que contribui de forma decisiva em matéria de conhecimentos sobre a Técnica. Pretende-se, também, dar a conhecer com este trabalho os aspéctos de maior relevância da Técnica no decorrer da história da humanidade. Procurando deste modo, oferecer uma ideia no geral do que Heidegger defende por Técnica, e, qual o seu fundamento assim como as modificações no comportamento do homem em relação à Técnica.
A ideia da Técnica e da Ciência
Primeiramente tanto a Técnica como a Ciência possuem mais de uma concepção, dependente do pensador ou do ponto de vista em que as queremos utilizar. Todavia, aqui se partirá das suas etimologias para oferecer uma definição mais precisa possível destes termos.
Técnica tem sua origem no termo grego “tekhné”, que significa arte. Isto porque, a Técnica exige a aquisição de um conjunto de conhecimentos práticos que possam ser aplicados num determinado campo, um