Técnica de relaxamento progressivo
O relaxamento progressivo dos músculos tende a diminuir a freqüência cardíaca e a pressão sanguínea, bem como a transpiração e o ritmo respiratório.
Quando bem dominado, o relaxamento progressivo pode ser usado para controlar a ansiedade.
Essa técnica foi desenvolvida por um médico de Chicago, Edmund Jacobson. Ele afirma em seu livro Progressive Relaxation que a técnica não exige imaginação, força de vontade ou sugestão.
Ela baseia-se na premissa de que o corpo responde com tensão muscular aos pensamentos e aos eventos que provocam ansiedade. O relaxamento muscular profundo reduz a tensão fisiológica e é incompatível com a ansiedade: o hábito de reagir com uma delas bloqueia o hábito de reagir com a outra.
Eficácia contra os sintomas
Percebeu-se excelentes resultados no tratamento da tensão muscular, ansiedade, insônia, depressão, fadiga, intestinos irritáveis, espasmos musculares, dores no pescoço e nas costas, pressão sanguínia elevada, fobias brandas e gagueira.
Instruções
O relaxamento progressivo oferece uma maneira de identificar determinados músculos e grupos de músculos e diferenciar as sensações de tensão e de relaxamento profundo.
Essa técinica de relaxamento pode ser praticada em posição deitada ou sentada em uma cadeira com a cabeça apoiada.
Cada músculo ou grupo de músculos é tensionado de cinco a sete segundos e então relaxado de vinte a trinta segundos. Esse procedimento é repetido pelo menos uma vez. Se determinada região continuar tensa, pode ser repetido até 5 vezes.
[usar as seguintes expressões enquanto estiver distensionando:
-abandone a tensão
- Joque fora a tensão- estou me sentindo calmo e descansado.
-relaxe e amacie os músculos
- deixe a tensão dissolver]
Método básico
-Fique em uma posição confortável e relaxe.
-Feche a mão direita, cada vez com mais força, examinando a tensão enquanto realiza esse movimento. Mantenha-a fechada e