Técnica de negociação
Receber não como resposta em um pedido de aumento salarial é sem dúvida desanimador.
Mas será que você não deixou a desejar? Será que se qualificou e se dedicou à empresa para que fosse reconhecido como merecedor? Para ser feito um pedido de aumento é necessário estar preparado para uma resposta negativa e claro ter bons argumentos para que se tenha uma resposta positiva. Se deparar com uma resposta negativa não é motivo para se desesperar e desistir. Pelo contrário tentar melhorar e dar o melhor de si para que você consiga o objetivo desejado é uma das melhores opções.
Insistir e reclamar não vai adiantar muita coisa, pois só vai acabar causando conflitos com o chefe.
Exigir um salário alto não é bom. Peça um salário razoável, tente negociar, argumentar, mostrar que você merece o que está sendo pedido.
Tente mostrar que você está se esforçando, que tem feito o melhor possível para empresa e tem se dedicado completamente a ela.
Porém se não obter sucesso na negociação, mostre também que entende as razões dele e que vai tentar melhorar para que mereça o salário desejado.
É necessário escolher o momento certo para conversar sobre o assunto.
Saber em que momento seu superior e sua empresa estão é essencial. Mesmo que seja o melhor funcionário, se a empresa acumulou prejuízos no último ano, dificilmente você conseguirá alguma coisa.
Não dê indiretas. Marque uma reunião para falar sobre sua condição salarial e ponto.
Jamais vá solicitar um aumento com um ultimato na mão, especialmente com coisas do tipo “recebi uma proposta melhor do que a daqui”. Um chefe experiente normalmente não ‘cai’ em blefes desse tipo.
Nunca comece a conversa com coisas como "a empresa não reconhece meu trabalho”, mesmo porque seu interlocutor é seu chefe e não seu terapeuta. É necessário agir como um profissional.
Tenha uma proposta em mente e esteja preparado para a negociação. Pesquise no mercado em