Técnica de negociação
Saber negociar é uma competência fundamental tanto para quem procura por trabalho quanto para quem já está empregado. Na hora de discutir o valor do salário, seja no momento da contratação ou ao solicitar um aumento da remuneração, é importante saber se comunicar e administrar as emoções.
Outra possibilidade é negociar uma nova função baseado em novas habilidades que agora ele possui, mas que ainda não esteja sendo capaz de colocar em prática na função atual. Se ele perceber uma possibilidade de colocar essas habilidades em prática, já é um bom começo para negociar um pedido de aumento. Mas, repetindo, é sempre importante ter em mente que um pedido de aumento deve ser encarado como uma negociação onde o upgrade no salário corresponde a um upgrade na função ou atividades que exerce.
Qual é a melhor hora para falar com o chefe sobre o assunto?
Depende muito do chefe, e cada um deve observar como o chefe reagiu em casos semelhantes com os colegas. Há pessoas que podem muito bem ser abordadas no café ou durante uma oportunidade de almoçarem juntos, de maneira bastante informal. Outros têm um estilo que exigirá que o profissional marque uma reunião formal para discutir o assunto. É importante nunca tocar no assunto com outras pessoas por perto, pois isso poderia criar uma situação constrangedora para o chefe ou mesmo para o profissional. Remuneração é assunto particular em qualquer empresa e deve ser tratado também em um contato privativo.
Quando devemos evitar o pedido de aumento? Se as coisas não vão bem com a empresa e há possibilidade de cortes, é claro que um pedido de aumento não cairá bem ou até dar uma idéia de quem deve sair primeiro. Se existir um clima de metas conquistadas, então o momento é mais propício. O profissional deve ter percepção para tanto. Eventos externos também podem influir, como uma doença na família do chefe ou um problema particular