Técnica de Edificações
Faculdade de Engenharia de Passos
FUNDAÇÕES
Aluno: Frank Rodrigues Ribeiro
Professor: Ranulfo Antônio Lemos Disciplina: Téc. Edificações V
1)PARA QUE SERVE A FUNDAÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO?
A fundação é uma parte da edificação destinada a receber seu peso, transferindo-o para o solo e resistindo às reações do mesmo, sem que os esforços produzidos pelo peso da edificação cause roturas no terreno.
2) QUAIS OS TIPOS DE FUNDAÇÃO VOCE CONHECE OU É CAPAZ DE IDENTIFICAR COMO TAL?
Fundações diretas: são aquelas em que as cargas são transmitidas para o terreno através do prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base.
Radiers: É um processo aplicado sobre terrenos de pouca firmeza, quando a camada fraca do solo é muito profunda. O radier consiste em formar uma placa contínua em toda a área da construção com o objetivo de distribuir a carga em toda superfície, tratando, ao mesmo tempo, que as cargas sejam distribuídas o mais uniformemente possível.
Fundações artificiais: Consiste apenas em uma modificação das condições naturais do terreno, de modo que melhore sua resistência, apoiando-se depois uma sapata ou um bloco sobre o mesmo.
Fundações indiretas: É um tipo econômico de fundação, além da rapidez que oferece, no caso em apreço. Toda vez que o solo firme se encontrar em cota inferior a 6 m e não ser possível atingi-lo diretamente, ou, na hipótese de haver água cujo rebaixamento de nível possa ocasionar solapamento das fundações vizinhas, é necessário recorrer ao emprego das fundações em estacas ou tubulões, ou seja de fundações indiretas ou profundas.
3) COMO SE CALCULA AS CARGAS E QUAIS OS ELEMENTOS DEVEM SER CONSIDERADOS NO RESPECTIVO CALCULO?
Para calculo das cargas atuantes devemos utilizar as seguintes fórmulas: rx = P1 + P2
P2 = X . h 1 metro . δ
Onde:
r = Resistência do