Preservar a Água
Pequenas atitudes para preservar a água
Moramos num país tropical. Isso siginifica que grande parte das regiões brasileiras têm temperaturas elevadas. Em todo tempo, dá aquela vontade de tomar um copo com água fresca e límpida. Infelizmente, da maneira que estamos tratando a água, daqui há algum tempo vai ser muito difícil de encontrar água limpa. Aliás, tratando não. Maltratando. Vemos a todo momento nos noticiários quanta poluição ambiental o homem vem causando. Além disso, pequenos disperdícios no dia a dia causam grandes prejuízos à todos.
Durante o primeiro semestre, realizamos pesquisas sobre a importância da água na vida dos seres humanos. Além de estudarmos sobre suas inúmeras utilidades, percebemos que tudo é feito de água. Por isso, nada mais legítimo consumirmos esse líquido tão precioso. Porém, vivemos em um século do consumismo e transferimos essa vontade de consumir mais do que necessitamos em tudo, inclusive para os rescursos naturais.
Quando pensamos em consumismo, relacionamos apenas com o consumo exagerado de objetos e bens de consumo. Na verdade, refletir sobre o consumismo e diminuí-lo,também é uma atitude de se economizar água. Imagine o leitor que, para fazer uma simples folha de papel de tamanho A4 são consumidos cerca de 10 litros de água, segundo dados do relatório “Países Ricos, Pobre Água”, da ONG WWF (World Wildlife Foundation).
É possível que alguns pensem que é loucura analisar esses gastos, pois eles são imprescindíveis à vida dos seres humanos. Mas loucura maior é não se preocupar com isso. A água é um bem finito: apenas 2,3% de toda a água existente no mundo são água doce e, desse total, apenas 0,7% disponível – o restante fica em inacessíveis geleiras e nos Pólos Norte e Sul. Os alunos do 4o ano “C”, estudaram, vivenciaram e redescobriram a importância do seu papel na preservação da água. Não fique pensando que você sozinho não pode mudar nada. Essa foi a lição que nossos alunos aprenderam. Cada um que