Técnica de edificações
Nascido nas planícies do monte Licabeto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde. Era filho de Sophroniscus, Durante sua infância, ajudou seu pai no ofício de escultor. Porém, muitas vezes seus amigos o zombavam, pela sua incapacidade de trabalhar o mármore, Mas foi somente junto com a sua mãe que ele pôde descobrir sua verdadeira vocação, Sócrates foi casado com Xântipe, que era bem mais jovem que ele, e teve um filho,Lamprocles, mas à relatos de que o casal possivelmente teve mais dois filhos, Sophroniscus e Menexenus, Porém, segundo Aristóteles Sophroniscus e Menexenus eram filhos da segunda esposa de Sócrates, Myrto.
Conta-se que um dia Sócrates foi levado junto à sua mãe para ajudar em um parto complicado. Vendo sua mãe realizar o trabalho, Sócrates logo “filosofou”: Minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo-á a nascer e tentará diminuir a dor do parto. Ao mesmo tempo, se ela não tirar o bebê, logo ele irá morrer, e igualmente a mãe morrerá!
Tão logo as ideias de Sócrates foram se espalhando pela cidade, ele angariava mais e mais discípulos. Sócrates tinha o hábito de debater e dialogar com as pessoas de sua cidade. Ao contrário de seus predecessores, ele não fundou uma escola, preferindo também realizar seu trabalho em locais públicos (principalmente nas praças públicas e ginásios), agindo de forma descontraída e descompromissada, dialogando com todas as pessoas, o que fascinava jovens, mulheres e políticos de sua época. Platão afirma que Sócrates não recebia pagamento por suas aulas. Sua pobreza era prova de que não era um sofista.
Assim, os antigos professores foram ficando irados. Pensavam eles: Como um homem poderia ensinar de graça e pregar que não se precisavam de professores como eles? E mais, eles não concordavam com os pensamentos de Sócrates, que dizia que para se acreditar em algo, era preciso verificar se aquilo realmente era verdade. Sócrates acreditava e pregava sobre a Unicidade de Deus, numa sociedade politeísta, na