técnica em edificações
Marquises: por que algumas caem?
Marcelo H. F. de Medeiros*
Universidade de São Paulo
Maurício Grochoski*
Universidade de São Paulo
O desabamento de marquises, infelizmente, tem se tornado um evento nada incomum no Brasil nos últimos tempos. Este tipo de ocorrência precisa ser evitado porque as marquises servem de abrigo para o pedestre e um abrigo não pode ser sinônimo de perigo.
Este artigo tem por objetivo relatar e discutir os motivos do desabamento de marquises, dando suporte à proposição de caminhos que devem ser tomados no sentido de evitar o colapso e a ocorrência de novos sinistros, manchando o nome da Engenharia Civil Nacional.
Uma das constatações deste trabalho é que as principais causas do colapso das marquises, de forma geral, estão relacionadas a uma ou mais das possibilidades que seguem: deficiências de projeto, mal posicionamento das armaduras, corrosão de armaduras, sobrecarga e escoramento incorreto.
Fica claro que é fundamental criar a conscientização de que uma marquise é um elemento de características diferenciadas em relação ao resto da estrutura e, por isso, deve ter atenção especial na fase de projeto, execução e uso. Além disso, um
* Pós-graduandos da Escola Politécnica da USP, sob orientação do Prof. Paulo Helene
programa de manutenção preventiva é de extrema importância para qualquer estrutura de concreto armado e, no caso das marquises, muito mais, já que se trata de uma estrutura isostática e com um único vínculo que sofre ruptura brusca, sem aviso.
Palavras-chave: marquise, colapso, inspeção, desabamento, concreto armado, manutenção.
Abstract
Reinforced concrete cantilever slabs are widely used in Brazil as balconies, porches, verandahs and galleries. Recently, many accidents involving these structures have happened, leading to a lack of confidence in this kind of structure, as well, in the
Brazilian Civil