Jjjkrdf

1464 palavras 6 páginas
RELAÇÕES DE CONHECIMENTO ENTRE FÉ E RAZÃO

Fernando dos Santos Andrade

Aluno do 4° período de Filosofia do UnilesteMG

Prof. Ms. Ismar Dias de Matos

Professor Mestre em Filosofia do UnilesteMG

RESUMO

O homem é um ser que, por natureza, deseja superar todas as suas capacidades. Ele procura desvendar os profundos mistérios que circundam a vida. A razão o auxilia metodicamente na descoberta desses mistérios. A fé o ampara quando não obtém respostas precisas a partir da experiência realizada. A fé e a razão, conciliadas, fazem do homem um ser realizado que pode melhorar a si e sua sociedade.
Palavras-chaves: Fé, razão, homem, conhecimento, verdade.

RESUMEN

El hombre es un ser, que por naturaleza, quiere superar toda sus capacidades. Él intenta desmascarar los misterios profundos que rodean la vida. La razón lo ayuda metodicamente en el descubrimiento de los misterios. La fe lo ayuda cuando ellos no obtienen respuestas precisas que provienen de la experiencia realizada. La fe y la razón, conciliadas, hacen del hombre un ser que puede mejorar a si mismo y a su sociedad.
Palabra-Importante: Fe, razón, hombre, conocimiento, verdad.

INTRODUÇÃO
Este artigo é uma reflexão sobre o binômio fé e razão e seguirá as seguintes linhas de pensamento: A humanidade caminha de acordo com o desenvolver da razão que acontece de forma mais concreta através da Filosofia, da ciência e seus avanços. A fé, por sua vez, é a grande iluminadora para os momentos nos quais a razão não encontra resposta para determinadas crenças humanas. Vê-se explicitamente que o homem é um ser que almeja pelo conhecimento e um ser que vive de crenças. Durante a Idade Média, mais precisamente no período da Escolástica, a discussão foi muito acirrada sobre este tema.
Esta reflexão está fundamentada no que foi argumentado pelo pensador aristotélico, Santo Tomás de Aquino e João Paulo II, tomista contemporâneo. Ambos querem provar que a razão e fé

Relacionados