Tylor
Tylor é considerado um representante do evolucionismo social. Em seus trabalhos Cultura primitiva e Antropologia, ele definiu o contexto do estudo científico da antropologia, baseado nas teorias uniformitárias de Charles Lyell. Ao contrário do que comumente se pensa, a obra de Charles Darwin não desempenhou grande influência no pensamento de Tylor, embora ele de fato tenha lido Darwin. Ele acreditava que existia uma base funcional para o desenvolvimento da sociedade e religião, que ele determinou ser universal.
Ele introduziu o termo animismo (a fé na alma individual ou anima de todas as coisas e manifestações naturais) no senso comum. Ele considerou animismo como o primeiro estágio de desenvolvimento de todas as religiões.
Livros[editar | editar código-fonte]
Primitive culture: researches into the development of mythology, philosophy, religion, art, and custom (Cultura Primitiva), de Sir Edward Burnett Tylor
Anahuac : or, Mexico and the Mexicans, Ancient and Modern
Referências
Ir para cima ↑ Tylor, Edward Burnett (1832). "Internet Archive". Encyclopædia Britannica (XI edição) Volume XXVII. New York: Encyclopædia Britannica. pág. 498. Consultado em 11-02-2011.
Ir para cima ↑ Definição de cultura em Primitive Culture, disponível online em inglês.